terça-feira, 21 de julho de 2015

Regina Casé e Globo apelam para o sertanejo na tentativa de salvar Esquenta


Aquele velho ditado diz "não está fácil para ninguém". O Esquenta, apresentado por Regina Casé, surgiu como uma glorificação da vida carioca, mostrando para o resto do Brasil a visão de mundo a partir do Rio de Janeiro global. E aí era samba direto, pagode, funk e coisas afins. De vez em quando aparecia por ali algum outro gênero, mas isso bem de vez em quando mesmo.
Como a coisa ia razoavelmente bem em audiência, beleza. Tudo foi mantido durante um bom tempo. Mas agora o Esquenta enfrenta problemas de audiência em várias cidades e, principalmente, em São Paulo. Regina Casé perde com frequência para o Domingo Show, da Record, e isso é algo que incomoda muito a Globo.
Uma das soluções encontradas foi diminuir um pouco o espaço do samba e pisar fundo no universo sertanejo. Como se sabe, as duplas e cantores deste estilo dominam as paradas brasileiras e suas músicas são as mais tocadas nas rádios. Além disso, seus shows estão sempre lotados e os sujeitos são estrelas nacionais. Por isso, o Esquenta vem já há algum tempo levando os artistas do gênero ao programa praticamente em todos os domingos. Mais recentemente foi criado até um concurso, o Esquentanejo, para revelar um novo astro da música sertaneja.
Se vai dar certo ou não são outros quinhentos. O mais interessante nessa história toda é Regina Casé e sua trupe ter de se curvarem ao gênero, que é algo bem diferente da filosofia original do programa. Já há rumores de que a atração sairá do ar em breve para voltar num esquema de temporadas. Vamos ver o que vai rolar.
Fonte: Odair Braz Jr / R7